-
Dente do siso: todo mundo precisa tirar?
-
Ocorre da mesma forma que uma extração dental de rotina. O procedimento dura em torno de 30 minutos e é realizada com anestesia local. Após a remoção, o local é suturado.
- Por Rone Felipe
- 30/03/2023 03h54 - Atualizado há 1 ano
Eles recebem esse nome porque a idade que eles costumam nascer está entre 16 e 21 anos (idade do juízo – siso, em latim). Eles são os últimos dentes que nascem em nossa arcada dentária.
Pelo fato deles nascerem tardiamente, acabam ficando embaixo da gengiva causando dor, inchaço e desconforto. Isso poque não há espaço suficiente para ele fique acomodado na boca.
Quando nascem, frequentemente eles ficam desalinhados ou até entortam todos os dentes da boca. Devido a sua posição anatômica e dificuldade de acesso ao mesmo, a escovação pode ser prejudicada na região, favorecendo a proliferação de sujeira e consequentemente bactérias.
Lembrando que essas situações não se aplicam a todas as pessoas, há exceções. Algumas pessoas não tem nenhum problema com o nascimento do siso, devido o grande espaço que possui na boca.
Quando é indicado remover o siso?
Algumas situações exigem a remoção do siso, tais como: dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos dentes. Mas não chega a ser uma regra, se faz necessária a avaliação do profissional adequado para melhor intervenção.
Alguns profissionais recomendam que adolescentes entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista, para ver se há necessidade de remoção ou não, visto que nessa idade as raízes ainda não estão calcificadas com os ossos dos dentes, o que facilita sua remoção.
E se o profissional indicar a remoção e eu me recusar?
Em geral, se o paciente não sabe qual é a sua condição ou tem indicação de remoção, mas prefere esperar, corre o risco de sofrer com alguns sintomas, como dores, inchaços, infecções e até desalinhamento dos dentes. É claro que isso não é uma regra e cada paciente precisa ser visto de forma isolada, por isso são importantes as visitas frequentes ao dentista e a implementação de tratamentos preventivos.
Como é feita a extração do siso?
Ocorre da mesma forma que uma extração dental de rotina. O procedimento dura em torno de 30 minutos e é realizada com anestesia local. Após a remoção, o local é suturado.
Nos primeiros dias após a cirurgia é normal que a região fique um pouco edemaciada e dolorida. Além da prescrição de medicação, pode ser recomendado o consumo de bebidas e comidas geladas, afim de amenizar os sintomas.
Algumas curiosidades sobre o siso:
Os sisos sempre nascem – FALSO!
Em alguns casos, os dentes permanecem nas gengivas e não saem. Além disso, existem pessoas que nascem sem o germe do dente, estrutura que permite o nascimento do siso.
Todos precisam extrair o siso – FALSO!
Quando os sisos não causam nenhum desconforto ou alteração no paciente, eles não precisam serem removidos.
Todos os 4 sisos podem ser retirados de uma só vez – VERDADEIRO!
Sim, inclusive alguns profissionais preferem realizar o procedimento de uma única vez, fazendo com que o paciente passe por apenas um pós-operatório.